Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


DESTAQUES

EDUCAÇÃO FISCAL

Com o objetivo de incorporar a educação fiscal à vivência curricular, a Administração Municipal de Getúlio Vargas implementou oficialmente o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) através do Decreto nº 2.752, de 20 de abril de 2011, e desde então, realiza várias ações, estimulando as escolas na criação de projetos  que abrange alunos da educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pais, além de servidores municipais e sociedade em geral. O Programa Municipal de Educação Fiscal desenvolvido através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto , Secretaria da Fazenda e parceria com as equipes diretivas e professores das escolas municipais.


Programa de Educação fiscal de Getúlio Vargas apresenta seu mascote.
Mascote TECA apresentada no Encontro Pedagógico no dia 19 de maio de 2012.

Teatro apresentado pelos alunos da pré escola nível B da escola Municipal de Educação Infantil Cônego Stanislau Olejnik.

No dia 15 de junho às 14:00 horas, em reunião com o prefeito, 1ª dama e secretários administrativos, foi apresentado o projeto de Educação Fiscal, as atividades realizadas nas escolas em 2011, um breve relato da importância da Educação Fiscal e os diversos temas que podem ser desenvolvidos nas escolas e na comunidade. Na ocasião foi apresentada a mascote TECA, convidando a todos para participarem do projeto.

CONCURSO 2011
Uma das metas do ano de 2011, foi a criação do mascote, da frase e de uma redação sobre educação fiscal e que serão utilizados  para divulgação do programa.
Conheça os vencedores:
Frase: “Pedindo a nota fiscal estamos exercendo a cidadania”.
Aluna: Suzieli da Silva – 2ª série
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik.
Felipe Rosa – 8ª série ( reprodução no papel )
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Zambrzycki


Mascote:
Formiga
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik
Turma da Pré-Escola Nível A Educação Infantil - ano 2011
Professoras: Marlene Stempczynki e Ilse Dlugokensi
Monitora: Maria de Lurdes dos Santos.



Redação

Nota fiscal

“Para que serve uma nota fiscal?” Essa é uma das muitas perguntas que são feitas por no minimo 80% da população brasileira. O povo não sabe o porquê das notas fiscais, bem, vou explicar: Nota fiscal é um comprovante da compra de um produto, é a garantia de saber se o comerciante paga seus impostos para o governo. A nota serve também como garantia se o produto vier com defeito, um comprovante se o produto foi comprado naquele lugar.
Bem, eis aí mais uma  pergunta: para que serve o imposto, e o que é? Essa pergunta parece simples, mas, ainda há ainda muita gente que não sabe responde – la. Novamente, vou explicar: Imposto é a parte de um produto que vai para o governo, na verdade, 75% para o estado e 25% para o município, e são usados para que sejam construídos ou reformados: as escolas, os hospitais, etc... Também serve para pagar salários de funcionários públicos como: Policiais, médicos, professores, bombeiros, etc.
O imposto é a maior fonte de renda do governo, e muitas vezes, não nos damos conta que estamos agindo errado ao não pedir nota, pois podemos  estar pagando um imposto, mas que não é repassado para o estado.
Conscientizar – se e educar – se sobre como fiscalizar, pedindo nota fiscais de todos os produtos, sendo valores altos e baixos.

Aluno: Bruno Vieira da Silva – 8ª série
Escola Municipal de ensino fundamental Pedro Herrerias.





Um comentário: