Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


VOCÊ SABE?





 Você sabe para que serve o IPVA?


          O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia em cada Estado de acordo com o valor do veículo. No RS, a alíquota é entre 1% e 3%. O imposto deve ser pago pelo proprietário de qualquer veículo automotor, seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações. A base de cálculo do imposto é o valor médio de mercado dos veículos.

              Onde o dinheiro arrecadado com o IPVA é investido?


         O montante da arrecadação do IPVA é dividido em proporções iguais entre o Estado e o Município onde o veículo está licenciado. Ao contrário do que muita gente pensa, o dinheiro arrecadado com o Imposto não é destinado a recuperar ruas e estradas. A Constituição Federal proíbe qualquer tipo de vínculo predeterminado. Assim, há um repasse para um caixa comum, de onde saem os recursos aplicados em serviços públicos, como saúde, educação e segurança.


            O que acontece se o IPVA não for pago até a data de vencimento?


          O contribuinte que deixar de recolher o imposto até a data de vencimento fica sujeito à multa de mora de 20% do valor do imposto e a juros de mora com base na taxa Selic. Além disso, ele ficará impedido de efetivar seu licenciamento e sujeito à apreensão do veículo.

Se o veículo é roubado ou furtado, o IPVA é devolvido?

Sempre que um veículo for roubado/furtado e o IPVA já estava pago, o Imposto referente aos meses posteriores ao fato até dezembro é passível de devolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário