Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


sexta-feira, 3 de julho de 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL OLIVO CASTELLI

Depende de você também acabar com os focos da dengue!
                                                                                                                                                           Professora Maria Judite Bresola

               A turma do Maternal do turno da manhã da Escola Municipal de Educação Infantil Olivo Castelli do Bairro Santo André de Getúlio Vargas/RS é composta por onze alunos com idade de três a quatro anos. As crianças são espontâneas, alegres, inteligentes e ansiosas em aprender tudo o que lhes é passado. Em uma das práxis realizadas com a turma foi abordado o assunto “dengue” que está sendo um problema de saúde pública e preocupação das autoridades, pois se alastra a cada dia que passa. Tem-se necessidade de ampliar e divulgar informações sobre o assunto. Neste sentido a intenção da professora foi de realizar uma reflexão sobre a relevância deste assunto, pois estamos vulneráveis também, e o que se pode fazer atuando como sujeito de transformação, contribuindo assim  na realização de mudanças sociais.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada. Não existem vacinas que previnam essa doença, por isso é importante o controle dos mosquitos. Já que as fêmeas põem seus ovos em água limpa e parada, todos os locais possíveis de se acumular essa água devem ser eliminados ou protegidos, sendo necessário, portanto, a colaboração de toda a população. Vale lembrar que os ovos são muito resistentes, sendo necessário, dessa forma, além de eliminar a água, lavar os recipientes esvaziados.

Medidas a adotar:

-Tampar reservatórios de água, como cisternas, tanques e fossas;

-Armazenar garrafas com o bico voltado para baixo;

- Remover o lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta;

            Para combater a dengue, o melhor remédio ainda é a prevenção. E com esse conceito as crianças do maternal foram fazer um passeio aos redores da escola para observar se há descaso da população quanto ao problema. 
            As crianças são multiplicadores de informação. Elas sensibilizam, cobram, apelam, para os pais, familiares, adultos e amigos, então é uma boa maneira de tentar atingir os objetivos em busca de uma qualidade de vida melhor através de ações responsáveis.
Introduzi o tema através de uma história usando fantoches, depois conversamos sobre o assunto, com a ajuda de um fôlder explicativo. Realizamos um passeio aos redores de nossa escola, a fim de constatar possíveis criadouros, fizemos a coleta dos lixos existentes nesta quadra, sentamos novamente para conversar sobre o que vimos e o que poderíamos fazer com o lixo para evitar a transmissão de doenças e a poluição da natureza.

Alguns registros de nossas aulas: Explanação sobre um fôlder explicativo;

Fôlder



Passeio para observação






Coleta






Algumas alternativas do que fazer com o lixo - Reciclagem

















ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK

Turma: Educação Infantil


        O Brasil é o País de  maior biodiversidade do planeta e abriga 20% das espécies animais e vegetais, mas centenas dessas espécies estão ameaçadas de extinção. As drásticas alterações que o homem provocou no meio ambiente dizimaram milhares de espécies e estão comprometendo o próprio futuro da humanidade.
        A Escola nesse sentido, não pode conviver com esse quadro apresentado. Devemos sempre acreditar na imensa capacidade da espécie humana de reverter suas próprias mazelas. A Educação Fiscal é uma das maneiras de modificar  essa realidade. Uma educação capaz de contribuir para a formação de uma nova ética planetária, em que o humano e tudo o que é vivo, se sobreponha à exploração irracional do capital. 
      A educação fiscal vem abrindo uma porta nesse sentido, pois quando compreendemos o papel do Estado, seu financiamento e sua função social, garantimos o domínio dos instrumentos de participação popular e o controle do gasto público, levando o Estado a focar os trabalhos  em prol de salvar a Terra. Essa luta é de todos nós!

      A turma da Educação Infantil realizou um passeio até a pracinha de brinquedos do bairro para observarem como está.







           Em sala de aula foi dialogado sobre o investimento da prefeitura para este espaço e como se encontra este local. 
       Qual é o cuidado que as pessoas estão tendo?
       Há desperdício do dinheiro público? 
      O que podemos fazer para ajudar a cuidar?....


       Também assistiram o vídeo O Leãozinho e o menino o qual contribuiu na discussão do tema iniciado, o compromisso perante esta temática-meio ambiente.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK


      A turma do 5° ano realizou uma pesquisa sobre a história do dinheiro e a história do salário mínimo. Após fizeram confecção de cartazes e apresentação da pesquisa. Trabalharam com a história em quadrinhos sobre o início do comércio e do dinheiro.

Temas desenvolvidos:
- Cidadania
- Cidadão
- Deveres do cidadão
- Direitos do cidadão
- Tributos
- Impostos
- Taxas
- Contribuição de melhoria








HISTÓRIA DA MOEDA







segunda-feira, 29 de junho de 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL OLIVO CASTELLI

Projeto: Alimentação saudável - Horta

                        O projeto da horta realizado na turma do Berçário III B do turno da manhã foi uma iniciativa das alunas Vanessa Paula Vieira, Taliane Redante e Rosiane de Miranda, do Curso de Psicologia nível III da Faculdade IDEAU e contou com o apoio das educadoras da turma. O mesmo teve início no mês de abril quando o grupo de alunas realizou juntamente com as crianças o plantio das mudas de alface em garrafas pet, formando uma horta suspensa, junto ao solário. Dando continuidade, todos demonstraram imensa curiosidade a respeito do seu crescimento e continuaram regando, até que estivessem prontas para o consumo.
           No mês de junho, as alfaces foram retiradas e consumidas por todos os alunos da escola durante o almoço. Com o objetivo de despertar o interesse das crianças para uma alimentação saudável foi feito também um sanduíche natural com pão integral, queijo, mortadela e alface para o café da manhã da turma. 
         A realização deste projeto foi uma experiência muito válida, pois representou uma forma de aprendizagem significativa, dinâmica e criativa, além de servir de motivação para a formação de novos hábitos alimentares.