Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


sexta-feira, 24 de abril de 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO

LINHA DE TRABALHO - EDUCAÇÃO FISCAL


Linha de Trabalho: o projeto de Educação Fiscal segue a linha de trabalho elencada no Núcleo Temático 2015, da escola, elaborado pelo corpo docente após investigação feita junto ao corpo discente. 
O tema geral elencado para este ano são os “VALORES”. O Núcleo Temático deste ano também apresenta três subtemas: 
1) Relações sustentáveis na escola;
2) Relações sustentáveis na cidade;
3) Relações sustentáveis na sociedade;
Que serão estudados e avaliados a cada trimestre. Dentre as atividades elencadas pelo Núcleo Temático 2015, destacam-se as seguintes:

# Reflexões sobre a Campanha da Fraternidade, que dialogará a respeito da sociedade, o servir solidário, o trabalho necessário;
# Reflexões sobre o sentido da Páscoa;
# Formações com as famílias;
# Horas Cívicas;
# Projetos: Festa Junina, Leitura, Educação Fiscal, Avaliações, Viagem de Estudo;
# Semana da Criança;
# Festa da Família;
# Importância dos tributos, conceitos básicos – retorno a comunidade;
# A exigência do cupom fiscal, direito ou dever;
# O retorno dos tributos para a sociedade -  diga não a sonegação;
# Preservação do Patrimônio Público – nós pagamos;
# Participação social – doação – solidariedade;
# Meio ambiente – sustentabilidade.

                Desse modo, reafirmamos que o Projeto de Educação Fiscal 2015 está inserido no planejamento da escola. Outrossim, destacamos algumas atividades específicas de cada turma:


PRÉ ESCOLA  A e B – Prof. Andrea e Rosana

Leitura da história em quadrinhos “Turma da Cidadania”. (Oralidade)
Música: A loja do seu Zé.
Construção de um mercadinho.
Hora do conto: “Um por todos e todos por um”.
Resgate de valores. Virtudes.
Alimentação, estudo dos rótulos, com construção do alfabeto dos rótulos.
Medidas.
Oralidade e escrita de palavras.
Exploração do dinheirinho.
Mapeamento de trajetos.
Vídeos alusivos ao tema.
Respeito aos vizinhos. (som, animais, privacidade, limites)
Filme: Fuga das galinhas, formiguinha z, os três porquinhos.
Conhecimento da mascote Teca.

1º ANO – Prof. Jussara

Troca de ideias sobre Educação Fiscal (compra e venda de produtos com exigência da nota fiscal).
Vídeo: História: O leãozinho e o menino (dramatização com uso de fantoches e máscaras)
Música dança e desenho sobre Educação Fiscal.
Reconhecimento das cédulas e moedas. (dinheirinho)
Noções de troco.
História em quadrinhos “Turma da Cidadania”.
Passeio a comunidade observando os benefícios conquistados e as melhorias que precisam ser realizados.
Construção de acróstico e frases.
Jogos de memória, labirintos e desafios envolvendo o conhecimento sobre a educação fiscal com o uso da internet.
Hora do conto: A centopéia e seus sapatinhos.
História em quadrinhos em Power Point (Um por todos e todos por um)
Música: A loja do Zé.
O que é cidadania?
Solidariedade.
Direitos e deveres do cidadão.
Sistema monetário. (atividades com o dinheirinho)
Filme: Fuga das galinhas, formiguinha z, os três porquinhos.
Conhecimento da mascote Teca.
Construção de painéis sobre o tema para serem expostos na escola.

 2º ANO – Prof. Carina

História: As aventuras de Esbanjão e Poupina;
Sistema Monetário – Situações matemáticas com cálculos simples envolvendo adição e subtração.
Atividades pedagógicas com uso do computador/internet: Labirinto, quebra-cabeça, caça palavras, palavras cruzadas.
Confecção de cartazes com frases referentes ao tema estudado.
Conhecendo uma nota fiscal.

História em quadrinhos: Um por todos e todos por um.
História: Nota fiscal o/quê?
Leitura e compreensão.
Produção textual.
Análise dos diferentes tipos de nota fiscal. ( meio eletrônico, cupom fiscal)
O que não são documentos fiscais: recibos, promissórias.
O que é ser cidadão.
Música: Eu, um grande cidadão.
Passeio a comunidade observando os benefícios conquistados e as melhorias que precisam ser realizados.
Jogos de memória, labirintos e desafios envolvendo o conhecimento sobre a educação fiscal com o uso da internet.
Direitos e deveres dos seres humanos.
Vídeos no You Tube: O mundo mágico da cidadania.
A cidadania da criança;
Valores (respeito, liberdade, justiça, amizade, cooperação);
Filme: mudar o mundo;
História: o menino, o dinheiro, e a formigarra/ o menino e o dinheiro;
Fábula : A galinha na terra da tributação e da solidariedade.


3ºANO – Prof. Marilete

Vídeo: História: O leãozinho e o menino.
Pesquisa na internet e com familiares da comunidade, sobre os principais impostos que pagamos;
Sistema monetário;
Confecção de marcadores de livros com recadinhos sobre o tema em estudos para serem enviados às famílias.
Revista: A turma da cidadania com as atividades pedagógicas nela contida;
Músicas: Quem é o cidadão? Sambinha do Cidadim e Cidadão.
Jogos com uso do computador/internet: Memória, labirintos, caça palavras e cruzadinhas.
Estudo do livro Conversas sobre Cidadania “O jeito de cada um iguais e diferentes”.
Sistema monetário brasileiro: Notas e moedas.
Acrósticos sobre nota fiscal.
Vídeos sobre o assunto estudado.
História em quadrinhos sobre Cidadania.
Gráficos estatísticos.
Caça palavras, produção textual.

 4 ºANO – Prof. Graciele

Assistir os filmes – Programa de Educação Fiscal;
Conceitos: Impostos, taxas, tributos, juros;
História: Galinha Ruiva. Atividades produtivas do município (Agricultura, comércio, Indústria, Pecuária, Prestação de Serviços...);
Compras a prazo e a vista;
Uso de panfletos;
Criatividade através da construção de um mascote.
Construção de frases, acrósticos, textos coletivos e individuais.
Impostos do Município.
As aventuras de Esbanjão e Poupina (Caça palavras, passatempos, jogos e pesquisa no computador/ uso da internet no site: www.educacaofiscalrs.gov
Músicas: Edifício, quem é o cidadão, Sambinha do cidadão, Eu, um grande cidadão, Pede nota;
Turma da cidadania;
Construção da cartilha do cidadão;
História:Deu a louca na Floresta –  Sistema monetário.                                                        
Estudo do livro Conversas sobre Cidadania “O jeito de cada um iguais e diferentes”.
Exposição oral e escrita sobre o Mundo do Consumo.
Listas de despesas essenciais e gastos prioritários da família.
Taxas, impostos.
Dicas de economia.
Gráficos estatísticos e situações problemas envolvendo despesas e ganhos mensais.

5ºANO – Prof. Jussara

História em data show: Esbanjão e poupina;
Teatro.
Impostos do Estado.(Leitura e debate)
Interpretação  e produção textual coletiva;
Laboratório de informática: histórias e jogos educativos;
Música: Quem é o cidadão;
Criatividade através da construção de um mascote.
Estudo de uma conta de luz: interpretação e situação problema;
Passatempo, caça-palavras, jogo dos sete erros e labirinto;
Produção textual: culminando a temática em história em quadrinhos.
Estudo do livro Conversas sobre Cidadania “Vivemos juntos, direitos e deveres do cidadão”.
Conceitos de educação fiscal (orçamento público, bens públicos, patrimônio público, despesas e receitas, tributos, serviços públicos, taxas, impostos, contribuições de melhoria, multas e pedágios).
Sistema monetário, juros, descontos, porcentagens.
Gráficos estatísticos.
Panfletos de lojas (situações problemas)
Ética, cidadania, meio ambiente.

 6º ANO – Prof.

Construção de frases e textos.
Paródias
Poesias.
Debates.
Pesquisas com os familiares para recolhimento de dados sobre : Quantas famílias costumam solicitar a nota fiscal a cada compra efetuada.
Gráficos.
Criatividade através da construção de um mascote.
Situações Problemas envolvendo porcentagem.
Imposto da União.
Evolução da nota fiscal. (Linha do Tempo)
Texto: Função social dos tributos. (Leitura e Interpretação)
Continuação da coleta de notas fiscais para a participação no Programa “Com a nota é legal”.
Leitura rotativa dos livros: “No mundo do consumo, A febre do Planeta, As caras da violência, Uma conversa de gente grande, e de Olhos bem abertos.”
Construção de tabelas e gráficos a partir de orçamentos familiares.
Exploração dos benefícios que o pagamento dos impostos proporcionam (casinhas do bairro, remédios e outros).
Estudo sobre a lei de responsabilidade fiscal, gastos e penalidades.
Direitos e deveres do cidadão.
Debates, paródias, cruzadinhas, pesquisas, cálculos envolvendo juros e porcentagens.

CULMINÂNCIA

                A culminância do Projeto Educação Fiscal 2015 ocorrerá:
1° trimestre:
2° trimestre:
3° trimestre:
                Através de exposição de trabalhos, teatros, músicas, danças, paródias, poesias, visitações etc.








Nenhum comentário:

Postar um comentário