Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONIO ZAMBRZYCKI

EDUCAÇÃO FISCAL 
APRENDENDO E BRINCANDO DE MERCADINHO
             3º ANO A


 A brincadeira do mercadinho é interdisciplinar, ou seja, transita em várias disciplinas através das áreas do conhecimento.

Esta atividade é carregada de significados para a aprendizagem dos alunos, nela podemos trabalhar o sistema monetário, trabalhamos também a subtração e adição, os alunos constroem a lista de compras, planejam o orçamento de suas compras e aprendem a fazer o troco com o dinheirinho.
Os objetivos que norteiam esta atividade visam em conhecer o dinheiro, valorizar as compras com consciência crítica do consumo, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, resolver cálculos e resoluções de problemas concretos com as operações matemáticas, incentivar a leitura e a produção textual, através do nome dos rótulos das embalagens, leitura e escrita de numerais, desenvolver noções de peso e quantidade e interagir com familiares reconhecendo quais produtos são de preferência no consumo de sua família.

O material utilizado foi dinheiro de mentirinha, embalagens vazias de produtos (trazidas pelos alunos) ,listagem dos produtos, etiquetas com preço das mercadorias expostas, e no final de cada compra , o cliente ganhava brindes:”pirulitos”.Foi enfatizado também a importância de o cliente ser bem recebido no mercadinho.
As embalagens trazidas pelos alunos foram organizadas separadamente: Alimentos, Doces e Bolachas, Material de Higiene e Material de Limpeza.
Foi explicado para a turma sobre os cuidados com o meio ambiente tão divulgados pela imprensa, observando a necessidade de cada cliente levar a sua própria sacola ao supermercado para colocar suas compras, evitando assim, o uso de sacolas plásticas que são prejudiciais a natureza.
As atividades motivaram os alunos e foram gratificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário